terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que saiu na mídia dos movimentos sociais

Ciranda.net divulga declaração da Assembléia de Mulheres, que foi lida por Graça Costa (Fase-PA/Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense/AMB).

Não às nossas custas! segunda-feira 2 de fevereiro de 2009 Mulheres no FSM rejeitam continuidade do atual modelo produtivo porque as afeta diretamente ao aumentar o trabalho de reprodução e de sustentabilidade da vida
Por Rita Freire [publicado em: http://www.ciranda.net/spip/article2770.html]



Foto: Bárbara Ablas/Ciranda. Graça Costa apresenta a declaração da Assembleia das Mulheres no FSM

As mulheres não aceitarão que as tentativas de manter o sistema atual sejam feitas às suas custas. Esta foi a mensagem apresentada por Graça Costa, da organização FASE, como resultado da Assembléia final das mulheres realizada na manhã de 1. de fevereiro.
“As demissões em massa, o corte de gastos públicos nas áreas sociais e a reafirmação desse modelo produtivo afeta diretamente nossas vidas”, afirmou a oradora.

Este foi o Fórum em que as mulheres mais enfatizaram a relação entre a crise mundial e o modo como as sociedades patriarcais sonegam direitos às mulheres. “Nós feministas propomos transformações profundas e radicais das relações entre os seres humanos e com a natureza, o fim da lesbofobia, do patriarcado heteronormativo e racista”, dizem as manifestantes que exigiram também o fim do controle sobre seus corpos e sexualidade.

Outra preocupação das feministas reunidas em Belém está na situação das mulheres que vivem nas regiões de conflito armado e de guerra. Elas se solidarizaram especialmente com as palestinas e pediram o fim da guerra no Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário